Drones e VANTs

 

Mapeamento Aéreo com Drones e VANTs

VANTs (veículos aéreos não tripulados) ou mais conhecidos como Drones, são aeronaves remotamente pilotadas, que podem ser controladas à distância por meio de rádioscontroles e computadores.Estes equipamentos efetuam voos autônomos, pré-programados em escritório através de parâmetros seguros e específicos para tal serviço. Através de câmeras fotográficas embarcadas (RGB e multiespectral), o equipamento é capaz de captar imagens aéreas georreferenciadas e através de softwares específicos pode-se extrair diversas informações tais como: Modelagem digital do terreno (MDT), curvas de nível, ortomosaico, modelagem 3D de edificações, inspeção de obras, sanidade e anomalias em culturas agrícolas, dentre outros.

Os produtos derivados dos voos com Vant/Drone possuem a característica de aliar um grande volume de dados, rapidez na coleta de informações e processamento a um preço acessível.

A Agrosas através de profissionais capacitados, equipamentos e softwares de última geração, desenvolve produtos de qualidade através das imagens capturadas,tornando-os uma importante ferramenta para arquitetura, engenharia, topografiae agricultura.

 

Drones na Arquitetura

Os Drones são uma ótima ferramenta na arquitetura e urbanismo, pois através de um levantamento aéreo com imageamento fotográfico é possível coletar imagens em vários ângulos, obtendo-seum modelo em 3D de edificações, com alto nível de detalhamento de fachadas, interior e coberturas.

Com a modelagem 3D podemos representar uma edificação em escala real, apresentando detalhes arquitetônicos importantes para execução de projetos, reformas, ampliações, bem como servir de ferramenta para representar de maneira realista o impacto visual de um projeto arquitetônico nas edificações vizinhas ao qual o mesmo se insere.

 

Drones na Construção Civil

A construção civil pode-se utilizar dos drones no acompanhamento e inspeção de obras, conseguindo grande precisão e um alto nível de detalhamento do projeto. Dessa forma, através de sensores embarcados nos drones podemos obter uma inspeção com grande qualidade, rapidez e segurança. Além disso pode ser gerado um acompanhamento com uma linha do tempo, demonstrando a evolução da obra em períodos pré-determinados pelo cliente.

Sua utilização se dá em pequenas e grandes obras, em obras de infraestrutura tais como construções e reformas de rodovias, pontes, viadutos, redes de transmissão de energia, dentre outros que necessitem de inspeção, controle e acompanhamento.

 

Drones na Topografia

Na aerofotogrametria com a integração de sensores em drones e utilização de softwares avançados é possível a realização de levantamentos topográficos que até então são realizados através de metodologia convencional (estação total, Receptor GNSS com Rtk), com a vantagem de se coletar um grande volume de dados, com agilidade e acesso a locais anteriormente inacessíveis.Assim temos uma vasta aplicação destes aparelhos nesta área, tais como cálculo de volume e levantamento de frente de lavra em mineração, levantamento de barragens de rejeito, levantamento planialtimétrico, mensuração de área de inundação, dentre outras possibilidades.

Com a utilização do software Pix4D é possível gerar vários produtos topográficos tais como: nuvens de pontos do modelo digital do terreno (MDT) e modelo digital de superfície (MDS), ortomosaico georreferenciado, curvas de nível, etc.

 

Drones na Agricultura

O imageamento aéreo realizado com sensores multiespectrais embarcados em drones, permite uma visão ampla da área de plantio com rapidez e confiança, aumentandoo nível de controle e informação para a agricultura de precisão.

Os sensores multiespectrais permitem a coleta de imagens com identificação de bandas espectrais que não são visíveis ao olho humano, com estas informações é possível reconhecer áreas dentro de uma cultura que apresentam algum tipo de anomalia (pragas, doenças, distúrbios nutricionais) com facilidade e rapidez.

A Agrosas possui a câmera multiespectral MicasenseRedEdge que é capaz de identificar 5 bandas espectrais diferentes, com alto grau de confiabilidade e precisão, gerando índices NDVI, permitindo assim localizar áreas com baixo desenvolvimento, bem como infestação por ervas daninhas dentre outras possibilidade customizadas de acordo com o cliente.

Dentre alguns benefícios da utilização dos drones na agricultura podemos citar a economia de aplicação de insumos, com a diferenciação de índices vegetativos e cálculo de aplicação diferenciada, tornando a atividade mais lucrativa e ambientalmente correta.